ULBRA - DICAS DE VESTIBULAR - NOTÍCIAS - GABARITOS - APOSTILAS - DOWNLOADS - PROGRAMAS - CLASSIFICADOS - POWERPOINTS PRONTOS - CAPA PARA TRABALHOS UNIVERSITÁRIOS - E MUITO +
Pesquisa
sábado, 1 de maio de 2010
Canoas já tem internet Grátis
Mais um município gaúcho pode agora ser chamado de cidade digital. Canoas, que reúne a quarta maior população do Estado, inaugurou no início do mês uma rede de internet wireless (sem fio) que liga escolas, postos de saúde e unidades administrativas. O sinal parte de antenas colocadas em uma torre na Praça do Avião, no centro, e cobre a cidade como uma nuvem.
Hoje, 118 pontos, incluindo 73 escolas e 40 postos de saúde, são capazes de receber essa internet de banda larga por meio de pequenas antenas, mas a idéia é ampliar os pontos de acesso, conta o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do município, Edson Pereira.
O projeto também possibilita a comunicação gratuita por telefone dentro desses pontos interligados, por meio da tecnologia de voz por IP (VoIP). Foram desconectadas 54 linhas telefônicas e 12 ADSL (banda larga por meio de rede telefônica). Com a economia, a previsão de Pereira é de que o investimento de R$ 1,5 milhão se pague em um ano.
No Estado, além de Canoas e alguns pequenos municípios, Porto Alegre é outra cidade digital. Apenas por meio de uma rede sem fio, a previsão é levar internet de alta velocidade a 350 pontos até o final do ano ou o início de 2009.
Para essa rede ficar completa, falta a instalação apenas de mais uma antena (15 já transmitem o sinal), informa o diretor-presidente Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), André Kulczynski.
Por uma questão legal, os municípios podem ter sua própria rede para integrar escolas, postos e órgãos administrativos, mas não têm autorização para vender os serviços. Também só podem oferecer livremente web à população dentro de um projeto com viés de inclusão digital, como, por exemplo, permitindo o acesso em regiões onde não há conexão de internet.
Como funciona
• Em uma torre de 80 metros na Praça do Avião, centro de Canoas, estão antenas que transmitem o sinal de internet por ondas de rádio. O alcance é de seis quilômetros em linha reta.
• Em 118 pontos da cidade (escolas municipais, postos de saúde e órgãos administrativos), há antenas capazes de receber esse sinal, que ainda precisa passar por um equipamento (switch) que faça a sua conversão. Depois, segue para um roteador, que irá distribuí-lo - por meio de cabos, a internet será levada a todos os computadores do ambiente.
• Em alguns desses pontos, utiliza-se a internet sem fio. São colocados hotspots, que distribuem o sinal. Assim, um computador ou PDA com conexão Wi-Fi é capaz de acessar essa rede. Mas o sinal não é aberto: é necessário, por exemplo, senha.
• Com um computador com conexão Wi-Fi não é possível captar diretamente o sinal de internet desta nuvem que cobre Canoas. É necessário que antenas em cada ponto recebam o sinal para que seja convertido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário