Pesquisa

sábado, 14 de abril de 2018

Psiquiatria: Reforma Psiquiátrica - Casos de problemas mentais e seus tramentos ao longo da historia: Topico 1: Lobotomia

Egas Moniz foi o inventor da lobotomia mas Walter Freeman que efetivamente ficou reconhecido por utilizar métodos arcaicos nos quais as pessoas que passaram pelos primeiros experimentos ficaram com sequelas irreversíveis pois tais  métodos destruíam a substancia branca do lóbulo periférico do cérebro.

As pessoas que passavam por este procedimento eram crianças rebeldes, mulheres que fugiam dos preceitos simples de casamento, esquizofrênicos, pessoas bipolares e rebeldes dentre outras...

Neste método Freeman utilizava um picador de gelo que era introduzido pelo globo ocular da pessoa onde fazia-e um movimento semelhante ao limpador de para-brisas de um carro para descolar os ligamentos do cérebro da pessoa com a intenção de torna-la uma pessoa que se enquadrava-se aos padrões que a sociedade da época pregava.

O assunto tem tanta relevância que inspirou bandas de rock  







Um medicamento que tem sido utilizado a
té hoje em doentes mentais é a clorpromazina, muitas vezes confundida clopomazepina, mas seus efeitos variam de pessoa para pessoa sendo sempre necessário o acompanhamento de um profissional da área da saúde.   


Um medicamento que foi tirado de circulação era o cardiazol pois causava convulsões violentas que eram difíceis de controlar ao ponto das pessoas sofrerem fraturas espinhais.
Muitas vezes vitimas de doenças mentais são abusados e até utilizados como escravos pelo descaso de familiares que simplesmente não se importam em saber as condições dos locais em que estão deixando estas pessoas.

Na reportagem abaixo, pode-se observar as precárias condições em que muitas pessoas se encontram atualmente.


Nenhum comentário: